sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Coração de Tinta -Cornelia Funke

Mortimer (apelidado por sua filha de Mo), um exímio “médico dos livros” – ou seja, um excelente  encadernador – e um apaixonado por livros, em uma noite com a família resolve ler em voz alta para sua filha Meggie, de apenas três anos, e a sua esposa Teresa, um livro chamado “Coração de tinta”. O que Mo não sabia até aquela noite é que possui um dom (ou maldição?!Ainda não desidi .-.): quando lê em voz alta, as palavras contidas na narrativa ganham existência concreta e materializam-se; objetos e personagens surgem como mágica. Ao enunciar as palavras contidas no livro, Mo traz à vida personagens sombrios - como os vilões Capricórnio e Basta - e enigmáticos - como o saltimbanco Dedo Empoeirado –, e faz sua esposa e seus dois gatos de estimação desaparecerem.
Nove anos se passam e Mo guarda o livro junto com suas muitas frustrações de resgatar a sua mulher daquelas páginas até que em uma noite chuvosa Dedo Empoeirado aparece, enviado por Capricórnio que deseja não só o livro como também quer usar os poderes de Mo para trazer um personagem ainda mais terrível de suas páginas. A partir daí uma jornada emocionante começa com sua filha e Elinor tentando liberta Mo . O livro é encantatório do início ao fim. Em cada página, e por cada um dos personagens, há uma declaração de amor verdadeiramente apaixonada aos livros. Cada capítulo possui um trecho de um outro livro como: “Peter Pan” ,“O leão, a feiticeira e o guarda-roupa” , “O senhor dos anéis” .
Através de Fenoglio – personagem do autor de “Coração de tinta” –, Cornelia Funke revela como um autor jamais desvenda para o leitor todas as riquezas da história, que há segredos que permanecem nas entrelinhas, que são divididos apenas entre o criador e sua criação e basta que apenas o escritor os conheça.
O livro é bem escrito, emocionante, mágico e encantador. Identifico-me com a paixão de cada personagem pelos livros: Maggie, Mo e até tia Elinor que, por sinal, tem uma biblioteca em casa que me deixou com inveja e tristeza com o que acontece com ela! Fiquei até com vontade de seguir os passos de Mo e tornar-me uma “médica dos livros”, e acho que iria gostar de ser “Língua Encantada” - já até imagino que personagens iria tentar trazer à tona!
                                                              ~Cleyvison

3 comentários:

  1. Gosto muito desse livro <3 ,posta o resto da trilogia ,pfvr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer o do Sangue de Tinta ,infelizmente não tenho como fazer A morte de Tinta ,porque ainda não o li (ainda não o encontrei em nenhum luga :/ )

      Excluir
  2. Já queria ler o livro ,agora sim que eu tenho que conseguir ele ,tudo que leio sobre o livro são elogios então deve ser muito bom <3

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Os Jovens Leitores Copyright © 2015 - Design por Camila Solli.