sábado, 13 de setembro de 2014

Projeto Harry Potter em 2014- [Filmes] Harry Potter e as Relíquias da Morte

Passou-se mais um mês e ainda não terminei o projeto Harry Potter 2014, mas hoje, finalmente (ou não) irei encerra-la. Agora pouco revi o filme parte 2, e demorava tanto pra assistir pra conseguir fazer com que minha namorada (que nunca leu nem assistiu aos filmes) assistisse comigo.

Enfim, vamos falar dos filmes logo né?
Título Original: Harry Potter and The Deathly Hallows - Part 1
Produção: 2010
Duração: 146 min.
Direção: David Yates
Lançamento: 19 de novembro de 2010
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Richard Griffiths, Bonnie Wright, Jason Isaacs, Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Maggie Smith, Tom Felton, John Hurt, Toby Jones
Sinopse: Harry, Ron e Hermione estão determinados em sua missão de descobrir e acabar com o segredo da imortalidade e do poder de destruição de Voldemort – as Horcruxes. Fugitivos e sozinhos, os três amigos devem apenas contar uns com os outros, agora mais do que nunca… Mas as Forças das Trevas ameaçam separá-los para sempre.

Para os Potterheads é normal amar até o logotipo da Warner no inicio dos filmes, e ao menos pra mim o dos dois últimos são os melhores de todos. Diferente dos outros ele não é brilhante e sim sujo e enferrujado e se encaixa perfeitamente com o clima do filme. Sem aquele clima feliz e divertido que o mundo magico tinha nos filmes anteriores.

É o primeiro filme que o trio principal não vai pegar o trem na plataforma 9 3/4 no dia 1 de setembro (não tinha como não falar #GoToHogwarts) já que a escola não é mais um lugar seguro, e ao invés de ir pra Hogwarts eles terão que fugir para sobreviver as perseguições que estão sofrendo e ainda encontrar e destruir as Horcruxes .Além das horcruxes eles descobrem que o Lord Voldemort estava atras de um outro objeto, uma das relíquias da morte (que da nome ao filme/livro) e a opção de introduzir o Conto dos Três Irmãos em forma de animação foi muito boa, ainda mais por manter/aumentar o clima sombrio e escuro do filme.

Como esse filme é a primeira parte do livro e foca basicamente na procura de uma das horcruxes, eu considero bem fiel aos capítulos escolhidos para a separação dos filmes. O filme guarda uma das cenas mais triste e emocionantes de toda a saga e foi reproduzida de um jeito que arranca lagrimas facilmente até de pessoas que não são fãs do mundo criado pela J.K. e então pude perceber que o diretor que pra mim (e tantos outros fãs) tinha falhado em dois momentos anteriores finalmente conseguiu criar uma cena dramática que realmente goste.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 2 (Harry Potter and The Deathly Hallows – Part 2, EUA, Reino Unido, 2011)
Gênero: Fantasia
Duração: 130 min.
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint,Helena Bonham Carter, Ralph Fiennes, Alan Rickman,Bonnie Wright, Tom Felton, Maggie Smith, Jim Broadbent
Diretor: David Yates
Sinopse: Harry Potter (Daniel Radcliffe) e seus amigos Rony Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) seguem à procura das horcruxes. O objetivo do trio é encontrá-las e, em seguida, destruí-las, de forma a eliminar lorde Voldemort (Ralph Fiennes) de uma vez por todas. Com a ajuda do duende Grampo (Warwick Davis), eles entram no banco Gringotes de forma a invadir o cofre de Bellatrix Lestrange (Helena Bonham Carter). De lá retornam ao castelo de Hogwarts, onde precisam encontrar mais uma horcrux. Paralelamente, Voldemort prepara o ataque definitivo ao castelo.


A segunda parte de Relíquias da Morte começa no ponto exato que parou a parte 1, com o Lorde das Trevas conseguindo por as mãos em uma das relíquias e ainda com o trio decidindo o que fazer para continuar a sua busca.

Diferente da primeira parte, nesse filme não acontecem mais tantos momentos do Harry sozinho, triste pensando nos acontecimentos e sim uma historia cada vez mais agitada e batalhas ótimas em vários quesitos (mas com alguns problemas se for comparar ao livro) apesar de não ser uma sucessão de cenas de ação. Apesar de contar com inúmeros momentos épicos, também possui cenas de  reflexão como a conversa do ex-diretor de Hogwarts e o Harry.

É incrível a diferença dos atores no primeiro filme da saga, a pedra filosofal e agora, no oitavo filme da franquia de filmes. A evolução deles ao decorrer dos filmes é gigantesca e nesses dois últimos filmes que focam quase que exclusivamente neles e os atores deram belos shows de atuação durante o filme todo (tirando as cenas dos beijos que deveriam ser muito melhores).
Mas muitos outros atores impressionaram como Ralph Fiennes, o Voldemort, e Alan Rickman, o Snape e a limda da Helena Bonham Carter, como Bellatrix Lestrange.

Nesse filme o Harry percebe que ele, assim como todos que deram suas vidas para sua causa, também terá que se sacrificar para a derrota do Lorde Voldemort e acaba por enfrentar o seu futuro de um jeito muito digno.

Uma das poucas falhas que encontro no filme é a falta de fidelidade a mortes dos livro, ou até umas das mortes que não realmente aparecem no filme e acaba por tirar grande parte da emoção da cena. A ideia de transformar alguns mortos em cinzas só funcionam no cinema por estar em 3D (e também não foi essas coisas todas não), mas quem fica sem esse recurso teria aproveitado muito mais a morte descrita pela Rowling.

Não sei como explicar como sai do cinema quando vi os filmes na primeira vez, só sei dizer que foi emocionante, triste, e MUITO bom. Finalmente terminei o Projeto, muito atrasado, claro, mas muito feliz de poder ter revisto tudo novamente. Agora me resta esperar até 2016 (socorro, isso é muito tempo) pra Animais Fantásticos e Onde Habitam e finalmente poder falar novamente sobre o mundo magico.

4 comentários:

  1. Ter acompanhado todos os filmes de Harry Potter foi demais, nunca me canso de rever, adorei a ideia do projeto
    Ótima resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não me canso, o projeto era ótimo né? Pena que acabou

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Ótimo projeto! Eu sou fã da saga e não canso de assistir.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Os Jovens Leitores Copyright © 2015 - Design por Camila Solli.