sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Retalhos- Craig Thompson


Título (Original): Blankets
Autor: Craig Thompson
Editora: Companhia das Letras
Ano da primeira publicação: 2009
Nº de páginas: 592
Sinopse: Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.
Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.
Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina - uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson - com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, de Deus, do futuro e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação - mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

É a primeira resenha para o blog de uma graphic novel e com certeza é a melhor que já li até hoje (ainda não li tantas, mas mesmo assim acho que retalhos continuará nesse posto por bastante tempo). A historia é tão cativante que apesar de ter 600 folhas é fácil termina-la em uma unica sentada; não sei dizer se é pelos desenhos incríveis ou pela historia em si; talvez pela junção dos dois.

Por ser uma historia autobiográfica acabei criando um  "carinho" pelo autor que conta sua própria historia, mesmo os momentos tristes quanto os momentos felizes me deixaram preso as paginas querendo descobrir o que aconteceria depois que acabasse aquilo.

A narrativa é calma e nos mostra desde da infância do protagonista até a vida adulta; e principalmente o seu romance adolescente com a Raina, que presenciou bem o amadurecimento do personagem. Nos momentos da infância do Thompson ele dividia sua cama com seu irmão mais novo na pequena cidade de Wisconsin, e era criado de uma forma bem rigorosa por seus pais bem religiosos.

Já na sua adolescência ele conhece Raina e ela se torna sua primeira paixão, e ao mesmo tempo que isso acontece ele tem problemas para se enturma na escola/acampamento, que acontecia desde da infância, mas que agora ele passa a enfrentar de um jeito melhor.

Durante toda a historia a criticas à dura educação cristã, e é fácil perceber como mudou o modo do Craig enxergar o mundo, já que ele durante algum tempo do livro até quis ir pro ceminario.

Enfim,  o livro me deixou com aquela vontade de voltar pra primeira pagina assim que fechei o livro, pra sentir novamente o momentos de infância e principalmente adolescência do Craig. Com certeza essa Graphic Novel compete facilmente com um livro comum, sem ter nenhuma desvantagem em comparação as historias convencionais.


4 comentários:

  1. O livro parece ser, de fato, muito bom! Inclusive fiquei curiosa pelo fato dele abordar tantos tabus. O traço do desenho é lindo e fiquei curiosa.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim muito bom. O desenho impressiona e chama alguns leitores (eu) :P

      Excluir
  2. Olá

    Já li Retalhos e me identifiquei muito com a história do Craig. Recomendo que também leia Persépolis ou Maus, também tratam de histórias reais e pegam um pano de fundo interessante. Li este livro em meia hora e foi maravilhoso.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta anotado as dicas. Também tive uma leitura rápida e proveitosa

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Os Jovens Leitores Copyright © 2015 - Design por Camila Solli.