domingo, 26 de outubro de 2014

O Sangue do Olimpo - Rick Riordan


Livro: O Sangue do Olimpo (#05)
Série: Os Heróis do Olimpo
Autor: Rick Riordan
Páginas: 432
Editora: Intrínseca
Sinopse: No desfecho da série Os heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta — mais fortes do que nunca —, e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo. Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim. No desfecho da série Os heróis do Olimpo, os tripulantes gregos e romanos do Argo II têm feito progresso em suas constantes missões, mas ainda não estão nem perto de vencer a sanguinária Mãe Terra, Gaia. Os gigantes estão de volta — mais fortes do que nunca —, e os semideuses precisam impedi-los antes da Festa de Spes, momento em que Gaia planeja despertar, derramando o sangue do Olimpo. Para piorar, visões frequentes da terrível batalha no Acampamento Meio-Sangue assombram os sete semideuses. A legião romana do Acampamento Júpiter, comandada por Octavian, está se aproximando das fronteiras do acampamento grego. Por mais que seja tentador usar a Atena Partenos como arma secreta contra os gigantes, eles sabem que a estátua é necessária em Long Island, onde talvez consiga impedir uma guerra entre os acampamentos. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II segue para o leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os jovens conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar onde estão. E se Gaia despertar, será o fim.


No ultimo livro da saga os semideuses tem que evitar a volta de Gaia e uma guerra iminente entre os dois acampamentos, E claro, cumprir algumas tarefinhas durante o livro, como todos os livros do tio Rick rsrsrs

Assim como os livro anteriores a historia é narrada do ponto de vista de vários personagens, mas a grande novidade foi a inclusão do Nico e da Reyna entre os escolhidos para ter seu ponto de vista, já que eles não fazem parte dos 7 da profecia, mas tinham uma missão tão importante quanto o dos outros. Os POV's desses dois personagens narram principalmente o transporte para o acampamento grego através das sombras da gigantesca estatua da Atena que lhes foi dada no livro anterior, e pelo menos para mim eram os pov's que me deixavam mais empolgado para ler. Através desses capítulos conhecemos um pouco mais do passado da pretora romana.

Os outros personagens que tinham o seu POV eram a Piper, o Jason e o Leo. A Piper conseguiu mostrar mais eficiência nas missões do que nos anteriores; se tornou uma grande amiga da Annabeth e inclusive diminuiu a quantidade de pessoas que a achava inútil na historia (eu já gostava da Pipes antes gente). Como sempre os pov's do Leo é os quem mais trazem humor à historia, fazendo que esqueçamos um pouco da falta dos capítulos do Percy. Mas tive a impressão que esse personagem ficou mais maduro e passaou a fazer coisas mais serias nesse livro, não é mais aquele cara que só brinca e faz piadas. Por fim, o ultimo POV é do Jason, pra mim o mais chatinho de todos, já que não sou fã desse personagem, mas olhem o lado bom, ele quase que não desmaiava :3

O Rick Riordan durante alguns momentos faz aquele suspense mudando o pov no momento que iria acontecer alguma coisa muito importante, o que faz com que não se consiga parar de ler para voltar ao pov do suspense. Basicamente por isso a minha vontade de enrolar para acabar esse livro foi falha.

O livro também fez com que diminui-se a saudade de alguns personagens da primeira saga, Percy Jackson e os Olimpianos, como o Tyson (adoro ele) e da Clarisse (nem tanto assim).

Como era esperado para o livro Gaia vai sim retornar (claro, a historia não teria tanta graça se o vilão principal não aparecesse) e essa luta se desenrolará no acampamento meio-sangue, porem, menos para mim *e para mais alguns semideuses que converso*  essa luta acabou sendo rápida demais e se for comparada com os livro anteriores e/ou o grande final de Percy Jackson acaba quase nem parecendo o climax da saga os Herois do Olimpo. Então tomando como base os livros anteriores da saga ele acaba sendo o mais fraco, inclusive mais que o primeiro que era considerado o pior. O que acaba sendo muito triste já o livro deveria acabar de forma espetacular.

 EXTRAS: Como muitos já sabem o Rick Riordan tem o projeto de escrever uma nova saga, sobre a mitologia nórdica. Mas tudo deixa a entender que o protagonista dessa nova saga será primo da Annabeth, e provavelmente teremos algumas pequenas pontas do que aconteceu após o Sangue do Olimpo, ou pelo menos eu espero.

4 comentários:

  1. Também me decepcionei um pouco com o Sangue do Olimpo, depois da evolução na escrita do Rick em A Casa de Hades, pareceu que ele deu uns 15 passos pra trás nesse livro, ficou um negocio meio corrido e com final aberto, uma pena =/
    Otima Resenha!

    Abraços
    http://des-construindooverbo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como o livro anterior ele poderia ter abordado temas controversos, mas preferiu continuar no simples e já visto, uma pena.
      Valeu :)

      Excluir
  2. Eu nem estou lendo essa série, apesar de saber da qualidade dela fico com preguiça em pensar na quantidade de volumes que terei que ler.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juntando Percy Jackson e os Heróis do Olimpo ficam 10 livros, realmente muitos livros, mas ao menos pra mim, valeu ter lido eles :3

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Os Jovens Leitores Copyright © 2015 - Design por Camila Solli.