sexta-feira, 18 de setembro de 2015

[RESENHA]Fique onde esta e então corra- John Boyne

Titulo: Fique onde esta e então corra
Autor:John Boyne
Páginas: 224
Editora: Seguinte
Sinopse:Em meio às tragédias da Primeira Guerra Mundial, o amor é a única arma de um garoto para curar seu pai. Alfie Summerfield nunca se esqueceu de seu aniversário de cinco anos. Quase nenhum amigo dele pôde ir à festa, e os adultos pareciam preocupados — enquanto alguns tentavam se convencer de que tudo estaria resolvido antes do Natal, sua avó não parava de repetir que eles estavam todos perdidos. Alfie ainda não entendia direito o que estava acontecendo, mas a Primeira Guerra Mundial tinha acabado de começar. Seu pai logo se alistou para o combate, e depois de quatro longos anos Alfie já não recebia mais notícias de seu paradeiro. Até que um dia o garoto descobre uma pista indicando que talvez o pai estivesse mais perto do que ele imaginava. Determinado, Alfie mobilizará todas suas forças para trazê-lo de volta para casa.

Mais uma historia tocante do autor que ficou conhecido pelo sucesso do livro O menino do Pijama listrado, só que dessa vez a ambientação desse livro é a Inglaterra durante o período da primeira guerra mundial. 

Logo nas primeiras paginas conhecemos Alfie, um garoto que está fazendo aniversario no dia 28 de Julho no ano de 1914, que para quem não sabe, foi o dia que deu inicio a primeira guerra mundial, e por isso acaba não tendo sua festa de aniversario, já que seus amigos são impedidos de ir a sua casa por suas mães. Mas isso logo se torna o menor dos problemas, já que ele possui um pai muito patriótico e ele logo se alista para defender o país na guerra. 


Muitos anos se passa e o pequeno Alfie, agora com cerca de noves anos, é muito responsável, chegando até a trabalhar para ajudar sua mãe a por comida na mesa, mesmo não dizendo a mãe que faz isso. Mas a guerra que deveria ter acabado desde do natal passado, como todos diziam a ele, parece não ter fim e já é motivo de muitas mortes dos dois lados da luta, e tudo indica que seu pai possivelmente poderia ser uma dessas vitimas, já que parou de enviar correspondências a bastante tempo e sua mãe evita falar qualquer coisa sobre isso. Mas tudo muda quando em um dia de trabalho qualquer na estação de trem ele encontra algumas pistas sobre o paredeiro de seu pai.

Apesar do livro não se passar exatamente onde está acontecendo os combates, ele acaba entrando em muitos outros problemas, como por exemplo quais são os sentimentos das famílias de quem está da guerra e como elas sobrevivem com tantos problemas; o que acontece com quem não se alista para a guerra,e o que se passa na cabeça das pessoas que voltam desses conflitos. Apesar desses temas, o livro tem uma leitura leve, até por ter um protagonista tão jovem, que acaba dando toques mais engraçados as paginas do livro. Apesar de todo o clima do livro, terminei o livro muito feliz pela historia, e fiquei falando sobre a historia por um bom tempo.

Os personagens secundários são muito bem inseridos na historia, tendo cada um deles o desenvolvimento necessário, sendo um dos mais importantes o melhor amigo do pai o Alfie. 
 A capa do livro, na minha opinião é a melhor dos livros do John Boyne, e olha que gosto de todas as outras capas, mas essa combinou tanto que ficou como a minha favorita. Ah, quase ia esquecendo que tenho de dizer que esse livro merece tanto um filme quanto o Menino do Pijama Listrado, e assim vou conseguir falar sobre a historia com mais gente<3

8 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Nunca ouvi falar desse livro e nem do autor, mas parece ser muito bacana pela sua resenha. Vou adicioná-lo na minha listinha de desejos haha.
    Abraços!
    olivroemquehabito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Cleyvison,
    Esse livro está na minha lista de livros para ler há alguns meses. Sou completamente fã de "O menino do pijama listrado", por isso me interessei. Adoro ler livros ambientados durante períodos de guerra, isso me chama atenção, principalmente a Segunda Guerra Mundial. Acho que esse livro seria interessante para eu ler, já que se passa durante a Grande Guerra. Também gosto dessa capa.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamiris,
      O menino do pijama listrado é muiito bom, e também gosto de ler livros que se passa durante guerras.
      Beijo

      Excluir
  3. John Boyne é mestre na arte de criar personagens! Terminei de ler A casa assombrada dele e estou até agora apaixonada por toda a trama! Quero esse já. Está na minha lista!!!

    Valeu a dica!

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouvi falar muito bem de A casa Assombrada e quero muito ele, agora mais ainda hahaha

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Os Jovens Leitores Copyright © 2015 - Design por Camila Solli.